FUI PROMOVIDO

e agora?

SENTE-SE PERDIDO

não sabe que área escolher?

SEM PERSPECTIVA PROFISSIONAL

estagnado

Previous slide
Next slide

COACHING DE CARREIRA

Desenvolve

O melhor que há em ti!

Através do coaching

A pensar no teu progresso e do teu negócio, desenhei um processo de Coaching de Carreira para desenvolver o teu potencial máximo individual ou o da tua equipa. 

Então, vamos lá! Como se desenvolve o processo?

1. Definição de Metas e Objetivos

Inicialmente, define-se quais são as metas e os objetivos do profissional que procurou o coaching.

Nesta fase, é importante escrever aquilo que se deseja atingir num cronograma, com prazos reais e atingíveis.

2. Pontos de Melhoria e Pontos Fortes

É importante que o coachee tenha consciência dos recursos que tem à sua disposição (pontos fortes) e o que precisa melhorar e desenvolver (pontos de melhoria) para alcançar o que pretende.

Nesta fase do processo, o foco é o teu autoconhecimento, o que vai contribuir muito para que se alcance o objetivo final.

3. Alinhar a Vida Pessoal e Profissional (Equilibrar)

Sabemos que os relacionamentos, os nossos interesses pessoais e a família são fundamentais para a nossa vida. É muito importante que as duas áreas estejam bem para que se possa evoluir e ter a felicidade plena. Sabemos que, se uma pessoa se sente realizada na vida pessoal, mas não está onde gostaria na vida profissional, ela não se sentirá completa e feliz por inteiro, existe sempre aquela sensação de que lhe falta algo. Sente um vazio. Lembra-te que o contrário também acontece (felicidade profissional e infelicidade pessoal), muito comum na sociedade.

Por este motivo, esta etapa é muito importante no Coaching de Carreira.

4. Evolução Continua (Progresso)

Ao longo deste processo, o profissional sentirá grandes mudanças na sua vida.

Passará a ter uma melhoria significativa na sua performance profissional, mais assertividade nas decisões, melhoria no relacionamento interpessoal na empresa, entre tantas outras melhorias. O Coaching de Carreira é uma especialidade para orientar e direcionar o profissional com ênfase em mudar a sua performance, promover a transformação necessária, desenvolver competências e conquistar crescimento profissional. Ou seja, buscar resultados num período previamente acordado.

Muitas pessoas pensam na carreira apenas quando estão dentro de uma instituição/empresa.

Mas ocorre também quando estamos na escolha da faculdade, da área profissional ou após, em situações de despedimento, em momentos de transição de carreira e crescimento profissional ou no exercício da liderança.

Já te questionaste em algum momento da TUA vida:

Se a TUA carreira está a evoluir na direção certa, se há propósito no que estás a fazer?

Já quiseste mudar o rumo profissional para reencontrar a paixão pela carreira, o que realmente gostas de fazer?

Já pensaste em formas de evoluir profissionalmente muito mais rápido?

Ou que área profissional escolher?

Se ainda não tens a certeza sobre a tua vida profissional ou queres profissionalizá-la para crescer mais rápido e alcançar as tuas metas e objetivos, este é o sinal claro que precisas de Coaching de Carreira!

O Coaching de Carreira auxilia profissionais a encontrarem a paixão que perderam nas suas carreiras ou a coragem para uma transição na vida profissional, um processo que explora infinitas possibilidades para chegar ao momento da descoberta.

Para poderes avaliar se este é um processo adequado ao teu perfil e momento de vida, vou explicar o que é o Coaching de Carreira e como poderás evoluir rapidamente na tua profissão.

O que é o Coaching de Carreira?

O Coaching de Carreira é muito efetivo porque permite, de forma rápida, resultados profissionais incríveis através do aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências emocionais, comportamentais e técnicas. Este processo foca-se no presente com objetivos e metas bastante específicos. 

Desta forma, se o profissional tem dificuldades na gestão de equipas, o processo estimulará o autoconhecimento, para descobrir o porquê dessa dificuldade, e trabalhará de forma a ultrapassar essas barreiras que estão a limitar a comunicação e a sua efetividade. 

Com este processo, o profissional passa a trabalhar em alta performance e livre dos obstáculos pessoais que o impediam de crescer. Ou seja, o Coaching de Carreira auxilia o (coachee) profissional a potencializar os resultados e maximizar as oportunidades de realização profissional. 

O processo também atua ao nível do desenvolvimento de competências de relacionamento interpessoal, gestão do tempo, liderança, foco no alcance dos seus objetivos e resultados, inteligência emocional, visão estratégica e capacidade de planeamento, atributos essenciais para um profissional que visa crescer na sua carreira.

Quando fazer o Coaching de Carreira?

Se responderes NÂO a uma ou mais das perguntas em baixo:

Se respondeste NÃO a uma ou mais questões, não desanimes, é um indicador para procurares ajuda. O processo de coaching é muito semelhante a fazer um MBA ou uma especialização: Vai fazer-te acelerar os teus resultados e o teu crescimento profissional.

Benefícios ao Fazer Coaching de Carreira

Aumento da Produtividade

Ao saber gerir o tempo e focar-se no que realmente importa, a produção cresce automaticamente.
Não há espaço para distrações, nada te desvia o foco das tuas tarefas e objetivos.
Afinal, aprendes e tens o apoio ideal para definir cada ação que te levará aos resultados.
Metas claras, que podem ser observadas no horizonte, fazem com que  não esmoreças, que continues a lutar para chegar onde desejas.
Um colaborador feliz é aquele que desenvolve tarefas cada vez melhores.

Resultados Mais Rápidos e Assertivos

No decorrer do processo, a inteligência emocional é conquistada gradualmente, e é possível ter uma definição clara dos teus planos, tendo assim, maior facilidade e rapidez em alcançá-los. 
Os resultados começam a surgir a uma velocidade incrível e com uma assertividade impressionante. 
Para isso acontecer, é preciso que estejas disposto a realizar mudanças positivas.

Melhoria das Competências

Com o desenvolvimento do processo, é possível ganhar novas competências e melhorar as ferramentas que já possuis ou já estás habituado a trabalhar.
Irás superar diversas dificuldades, sejam elas na comunicação, na liderança ou no foco.
Desse modo, o Coach de Carreira ajudará a trazer a melhor versão de TI mesmo!

Sair da Zona de Conforto

Quando aprendes a valorizar as tuas características e a otimizar o teu desempenho, conseguirás sentir-te pronto para novos desafios e quereres realizar os teus sonhos.
Por isso, durante o processo de desenvolvimento de carreira irás superar este momento do que agora conheces e te é confortável, e encontrarás novas perspectivas, outras soluções para a tua trajetória.

Desenvolvimento Intelectual

A metodologia de coaching ajuda-te a aumentar o teu conhecimento, trabalhar a inteligência cognitiva, que está diretamente ligada ao controlo e à manifestação dos teus sentimentos e emoções.
Se te permitires fazer esta viagem pelo autoconhecimento, vais sair certamente com uma bagagem muito mais cheia de energias e com uma sensação de plenitude ímpar.

Equilibrio na Vida Pessoal

Ao colocar a tua vida profissional nos eixos, de acordo com o que sempre idealizaste, a esfera pessoal, que é indissociável, fica muito mais leve e fácil de ser trabalhada.
É por isso que, quando uma área está bem, torna-se mais fácil focar toda a atenção para deixar a outra área da vida igualmente em paz.
No final, vais sentir que toda a tua rotina parece ficar mais leve.
Sentir aquela sensação de que tudo está a fluir.
Pois é, é esta sensação que vais mesmo viver e sentir.

Scroll to Top

Inscreve-te agora para o Workshop Gratuito