O que precisas saber para teres SUCESSO

Sempre gostei de apreciar as pessoas bem-sucedidas e, durante muito tempo, foquei-me no que as diferencia das demais. Desta observação, verifiquei as poucas que fazem contra as muitas que falam. As muitas que têm desculpas versus as poucas que têm razões pelas quais não deu certo. A evidência é esta: as pessoas até podem ter razões legítimas, mas estas não as vão levar onde querem ir.

🔸Os resultados vêm da vontade e do querer em conseguir agir.

Sabemos que muitas pessoas falam sobre as coisas que querem e até ficam animadas com elas, têm recursos, têm tudo para ter sucesso, mas falham. Tenho a certeza que já conheceste alguém na vida que, por exemplo, teve grande apoio familiar, muito amor, educação e, mesmo assim, passa a vida a entrar e a sair da reabilitação, depressão ou outras patologias.

Por outro lado, há pessoas que a vida marcou bem forte e tem sido massivamente injusta. Pessoas que foram abusadas mentalmente, emocionalmente, fisicamente e de qualquer outra maneira. E, muitas vezes, são estas pessoas que mudam a nossa cultura, que dão a volta, que se tornam modelos e inspiração pelo que conquistam e ajudam os outros.

Não tem nada a ver com a falta de recursos, a nossa história, as nossas vivências ou as condições de vida. Ou seja, não ter recursos suficientes não é o problema.

Então, o que é preciso para ter sucesso

A resposta é: uma ação massiva e implacável. Alguém pode constantemente tomar uma ação e, em seguida, ajustar a sua abordagem se algo não funcionar, ou seja, mudar para outra estratégia. Fazer novamente e voltar a refazer algo diferente até conseguir. Essas são as pessoas que tu e eu sabemos que têm sucesso.

Sabemos que a maioria das empresas não tem sucesso. Se olharmos para as empresas hoje, no primeiro ano, 50% de todas as empresas estão com má performance. Em cinco anos, 80% não existem mais. Ao longo de 10 anos, 96% das empresas fracassam. Isso significa que apenas 4% fazem dar certo. Isso não significa que elas sejam lucrativas. Apenas significa que ainda estão de pé. Efetivamente é desafiante. Só que, para além das competências técnicas e do conhecimento, é necessário desenvolver a auto liderança, as competências emocionais.

“Eu vou entrar nesta nova indústria e eu vou ter sucesso.”

Esta é uma afirmação que exige um nível diferente de compromisso diário.

👉 O que te vai fazer agir quando estiveres com medo?

👉 O que te vai fazer andar para a frente quando estiveres a sentir-te indecisa/o?

👉 O que te vai fazer manter o foco quando és nova/o e achas que não tens experiência suficiente?

É com todas estas emoções, pensamentos e desafios que tens de saber lidar, mesmo antes de obteres as competências que precisas. Porque, caso contrário, as habilidades estarão lá, mas tu não executarás.

Quantos de nós vemos pessoas que sabem o que fazer, mas não fazem o que sabem❓

Tenho a certeza de que, tal como a mim, também já aconteceu contigo no passado. Não fazemos o que sabemos.

Eu não estou aqui para te dizer que sou uma supermulher que tive uma força de vontade transcendente. O que eu tinha, e tenho, é uma vontade férrea em vencer e acredito verdadeiramente em mim.

🔸Há uma decisão que tens de tomar agora!

Há algo que precisas de aprender e mudar. Então, pergunta-te:

👉 Porque eu estou a fazer isto?
👉 Porque eu quero tanto este resultado?
👉 Porque eu preciso atingir este objetivo?
👉 Porque é um absoluto dever eu atingir este resultado?

As razões vêm primeiro, as respostas vêm em segundo lugar. Jim Rohn ensina-nos que se ficarmos fortes o suficiente “no porquê” para fazer alguma coisa, podemos descobrir como fazer qualquer coisa.

Segue-me neste raciocínio, agarra num papel e numa caneta e desenha estes quatro quadrados:

🔸O ciclo do sucesso ou do fracasso só depende de ti! 💪💪💪

Se estás prestes a começar um novo negócio, projeto ou nova função na tua carreira, ou tens um objetivo para alcançar, isso requer impulso.

Qual é o potencial de qualquer ser humano? O que dirias que é?

Do que os seres humanos são capazes?

O que o ser humano pode realmente fazer, uma vez que, o seu potencial é extraordinário e ilimitado?

Deixo aqui a minha reflexão: os resultados da maioria das pessoas nas suas vidas refletem o seu verdadeiro potencial? A resposta que tu e eu sabemos é que não. O que as pessoas podem fazer é incrível, mas o que elas fazem geralmente é decepcionante. E não é porque elas não são capazes, é porque o medo está presente. As pessoas não têm um grande e suficiente porquê. Têm medo. Têm medo do fracasso. Têm medo da rejeição. Elas têm medo de que não vai funcionar e de falhar. Elas deixam o medo comandar a mente, perdem o impulso e ficam paralisadas.

🔸Qual é a maneira de sair deste processo, se elas têm potencial? A maioria das pessoas diria: “Porque elas não estão a tomar as medidas suficientes”. E essa é a razão. Mas, achas que é possível tomar medidas massivas e ainda obter resultados ruins? Sim, acontece e muito.

O sucesso depende do que acreditas. O verdadeiro segredo para criar o impulso que te leva a agir e não desistires é a certeza.

Quanto do teu potencial é que usas? Quando não tens certeza e achas que podes falhar, não vais usar todo o teu potencial. Apenas investes e dás um pouco. E quando pensas assim, vais falhar. Ao não teres certeza de que vai funcionar, vais tomar uma ação massiva e dar tudo? Se no fundo, pensas que “pode não dar certo”, não, claro que não! Vais agir cheia/o de reservas, proteges a tua mente, proteges o teu ego e proteges as tuas emoções. Quando tens pouca certeza, ou incerteza, e usas um pouco do teu potencial, tomas pouca ação, obténs pequenos resultados. São resultados incipientes. E quando obténs resultados destes, negativos, o que isso faz com o teu próprio acreditar? “Eu disse que não funcionaria. Eu disse-te que era uma perda de tempo. Disse-te que não ia acontecer”, é o que te vais dizer.

E se tentares novamente, estás ainda mais inseguro, menos confiante, então ainda menos potencial vais usar, menos ação, vais obter resultados ainda piores e vais dizer: “Vês, eu sabia, não é para mim”.

É por isso que os pobres ficam mais pobres, e eu vou mostrar-te o oposto, os ricos ficam mais ricos. Não me refiro apenas ao dinheiro. Quando eu digo, ricos, refiro-me a nível emocional, espiritual, físico, financeiro, de caráter, a maneira como vives, cada parte do que a riqueza pode ser em ti e na tua vida. E quando eu digo, pobres, pensa assim, já te apercebeste como as pessoas felizes ficam mais felizes? E pessoas tristes, deprimidas, ficam mais deprimidas? Como as pessoas que progridem tendem a ter mais sucesso? As pessoas que falham tendem a falhar com mais frequência? Tudo isto é a força de acreditar. Isto é algo que podes mudar rapidamente quando entendes esta dinâmica simples.

🔸O que queres fazer? Se estás numa direção onde não estás a ter sucesso, como a podes virar?

Bem, poderias dizer: “Eu poderia usar mais do meu potencial”. Mas, o potencial já está lá.

Então, poderias dizer: “Eu vou tomar mais ação”. Grande ideia! Porém, ação massiva com incerteza é o que fazes quando dizes: “Estou a tentar”. Na verdade, nem sequer tomas uma ação massiva, apenas tentas… É como: “Eu não estou certo. Eu tentei. Eu tomei um pouco de ação e tive resultados medíocres. Eu tentei algumas vezes, não funcionou”. E se fizeres isto, estás a perder o teu tempo, o teu dinheiro e a tua pouca força.

🔸Se, agora, vais tomar uma decisão que vai mudar a tua vida, tens de criar essa certeza, agora.

Por exemplo: “Eu não tenho grandes resultados. Eu sou novo”. Se tiveres de ter feito algo para seres confiante, então estás a limitar-te no que podes fazer. Uma maneira de superar isso é praticares muito em particular, para teres recompensas em público.

O grande jogador de basquetebol Michael Jordan fazia todos os dias 1500 cestos, na temporada baixa. Este homem literalmente só praticava. Levantava-se às cinco da manhã, praticava seis dias por semana, fazia 1500 cestos por dia. É assim que se chega lá e até parece mágico, e pode-se fazer todas estas coisas incríveis, que nos maravilhou a todos.

É isso que todos os melhores jogadores de qualquer desporto fazem para ganhar. Ser recompensado em público pelo que pratica em particular. Mas, como virar o jogo quando não estás a ir bem? Quando o momento é negativo? Quando eles têm resultados ruins, isso deixa-os com medo. Estão inseguros e agora com incerteza é que não executam. Eles aproveitam pouco potencial, tomam pouca ação, agora estão em queda.

Como podemos reverter isso? Não aproveitamos mais o potencial, isso já está lá. Não tomamos mais ação. Tomar mais ação quando está a tentar ou estás insegura/o não vai aumentar o rendimento, o resultado. Temos de mudar a sua certeza. Como fazemos isso? Fazemos isso obtendo resultados por antecipação da mente.

A nossa mente não sabe a diferença entre algo que nós vivamente imaginamos, “emocionalmente” e vivamente imaginamos, “visualmente, cenestesicamente”. Experimenta as vezes que forem suficientes e verás os resultados.

🔸Sugestão de exercício:

Peço-te que te levantes, onde quer que estejas, e sintas como vamos criar resultados com antecipação, visualização, para teres mais certeza, usares mais potencial, realizares mais ação, e começares com o ciclo ascendente do rico fica mais rico, mais feliz fica ainda mais feliz, o sucesso torna-se ainda maior.

De pé, coloca os pés juntos e virados para a frente, lado a lado. Agora levanta lentamente o dedo direito para cima, indicador direito apontando para a frente, e sem moveres os pés, mantém os pés em linha reta, a cabeça confortável, gira o braço para o teu lado direito sempre com o dedo apontado, o máximo que conseguires até trás. Agora volta e coloca o braço para baixo ao lado do corpo.

Fecha os olhos. Vamos fazer a coisa mais simples do mundo. Agora eu quero que imagines vivamente sem levantar o braço, só imaginar o mesmo movimento e fazeres com que pareça real, sente o braço a levantar com o dedo esticado para a frente e imagina-o a rodar para trás, só que agora vais 2 vezes mais longe, repete mentalmente mais 2 vezes, e de cada vez vais ainda mais longe. Só imaginação do movimento. Vamos lá!

Agora abre os olhos. Faz o movimento real, levanta o teu dedo, vai em frente naturalmente e agora vira para trás e vê o quão longe foste desta vez. Mais longe, não foi?

Eu sei que a resposta é sim se realmente fizeste o exercício. Foste pelo menos 25% mais longe? Cerca de 80% das pessoas que fazem este exercício, vão 25% mais longe com apenas três ensaios rápidos na sua mente.

Então, a pergunta é: por que isto acontece? Poderias ter virado tão longe na primeira vez? Sim poderias, mas não fizeste porque tinhas um conjunto de crenças sobre até onde podias ir. Nós temos crenças inconscientes sobre qualquer coisa. As nossas capacidades não serão muito valiosas se não tivermos a certeza ao executá-las. Isto não significa que não és perfeita/o. Significa que não estás cheia/o de confiança em todos os momentos, mas há aqueles que são cruciais para o teu progresso e a tua vida. Nesses tu precisas de acreditar em ti e ter certezas.

Precisamos ver, sentir e experimentar o que vamos fazer, ensaiar uma e outra vez com repetição suficiente até termos certeza.

Se queres obter resultados acima da média, se vais construir um negócio, seja ele, novo ou uma parceria com um já existente, ensinar a tua experiência ou te tornares um expert em desenvolvimento, ou seja o que for que vais fazer, vai exigir repetição até que isso esteja no teu corpo, no teu consciente, na tua mente.

Não podes apenas dar umas pinceladas, tens de dominar. Quando olhas para a maioria das pessoas de sucesso no mundo, o que elas têm em comum? Elas têm esse acreditar que desenvolveram. Aprenderam a aumentar a sua certeza, a acreditar nelas.

Vê o que acontece quando tu tens sucesso, quando obténs um resultado, ou imaginas vivamente como acabaste de fazer? Esta ação fez-te ganhar certeza e se fizesses agora novamente, eu tenho a certeza de que irias ainda mais longe.

🔸Como chegamos a este nível? Como temos esta certeza?

Precisamos ver o resultado com antecedência. Eu preciso possuir este resultado em mim até estar condicionado na minha mente. Para isso tenho de o fazer repetidamente. Provavelmente passaste por algo que já criaste? Existe algo na tua vida hoje que antes era um sonho ou meta que parecia impossível? Aposto que existe. Poderia ter sido um relacionamento, alguém com quem querias estar, poderia ter sido um negócio, poderia ter sido uma viagem, uma promoção e parecia praticamente impossível quando pensavas nisso, mas hoje estás lá, conseguiste. Porquê?

🔸O verdadeiro segredo para o sucesso são 3 passos.

1 – Saber exatamente o que queres.

Não o que não queres, quando eu não quero dizer, foco-me no que não quero. As pessoas dizem: “Não me quero sentir assim”; “Eu não quero ser gorda/o”. Seja o que for que te concentres, é onde o foco vai que a energia vai também, logo é o que obténs.

Então, tens de te concentrar no que realmente queres, precisamente e claramente. Não basta: “Eu quero mais dinheiro”. Tens de ser específica/o. O que realmente queres que te entusiasma?

2 – Ficares obcecada/o em atingir.

Decidires que isso é para ti. Falamos de acreditar, com tanta fé que vamos com tudo. Concentrares-te, focares-te nisso o tempo todo, provavelmente nem sabias como fazer, mas não conseguias parar de pensar sobre isso e o teu desejo era tão forte que desencadeou uma energia em ti e essa energia fez-te encontrar respostas e soluções. Quando temos tanto desejo, tanta fome, o que acontece dentro do nosso cérebro é muito interessante.

Há uma parte do cérebro chamada de sistema de ativação reticular. Os cientistas geralmente chamam de RAS para abreviar. O sistema de ativação reticular, o RAS, é responsável por filtrar a informação, o que nos apercebemos e focamos. Quando queres comprar um carro passas a vê-lo em todo o lugar.

3 – Tomar uma ação massiva.

Ação massiva é a cura para tudo! “Eu não sei por onde começar”, podes dizer. Então, eu respondo-te: começa onde estás e faz qualquer coisa.

Se o que implementares não funcionar, o que fazes? Começas outra coisa. Se isso não funcionar? Vais mudar quantas vezes forem necessárias até conseguires o que queres. Podes acelerar este segundo passo de ação massiva por uma execução eficaz. Em última análise, não podes simplesmente agir. Não podes continuar a correr para leste se estiveres à procura de um pôr do sol. Não importa o quão positivo és hoje. Se continuares a mudar a tua abordagem vais ser ou podes acelerar e modelar alguém.

Tudo que precisas é saber o que queres alcançar, e que seja algo grande, que sintas que cresces, que te faz mover, que te faça expandir, ser feliz e sentires-te realizada/o.

Ao acreditares em ti, confiares em ti, sentires que é para ti, então verdadeiramente tu podes, tu consegues. Acreditar é o combustível que te vai permitir atingir tudo na vida. Depois é tomar ações massivas até chegares lá.

Picture of Alexandra Guimarães

Alexandra Guimarães

Especialista em Desenvolvimento

Partilha nas tuas Redes Sociais:

Planner 2024

PREÇO DE LANÇAMENTO, HOJE ESPECIAL, POR €28,00 EUR

Domina o Tempo: Dominas a Tua Vida

VEM DESCOBRIR COMO PLANEAR SEMANAS VENCEDORAS EM 30 MINUTOS.

Últimas notícias:

Os padrões de pensamento dos profissionais!

𝐍𝐨 𝐦𝐮𝐧𝐝𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐧𝐞𝐠𝐨́𝐜𝐢𝐨𝐬 𝐞 𝐝𝐚 𝐯𝐢𝐝𝐚, 𝐚𝐬 𝐚𝐭𝐢𝐭𝐮𝐝𝐞𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐝𝐨𝐭𝐚𝐦𝐨𝐬 𝐝𝐢𝐚𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐨𝐬 𝐝𝐞𝐬𝐚𝐟𝐢𝐨𝐬 𝐩𝐨𝐝𝐞𝐦 𝐝𝐞𝐟𝐢𝐧𝐢𝐫 𝐨 𝐧𝐨𝐬𝐬𝐨 𝐬𝐮𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐨𝐮 𝐟𝐫𝐚𝐜𝐚𝐬𝐬𝐨. 🔸É interessante notar como

Ler Artigo Completo »

Uma Reflexão sobre Salários e Qualidade de Vida em Portugal Enquanto Portugal continua a no caminho para aumentar o salário mínimo, é essencial olharmos para

Ler Artigo Completo »
Scroll to Top

Inscreve-te agora para a Super Aula Gratuita

Ao inscreveres-te na  MAXIMIZA-TE  estás a concordar com a Política de Privacidade.

Inscreve-te agora para o Workshop Gratuito